Situada na Carrasqueira, freguesia de Comporta, concelho de Alcácer do Sal, esta construção deu resposta ao acesso ao rio Sado em tempos de fome e conflito social.
A história do Alentejo é impiedosa, a estrutura de propriedade desta extensa região sul de Portugal nunca atendeu às necessidades de alojamento, alimentação e desenvolvimento social das populações, apesar delas depender da mão de obra historicamente de origem esclavagista. Mas estas mulheres e homens que formam e consolidam o carácter cultural do país sempre encontraram forma de ultrapassar o desprezo e abandono social dos poderes e senhores da terra.
Nessa medida esta estrutura popular permitiu que em meados do século XX o povo pudesse encontrar na pesca modo de subsistência investindo na sua própria infraestrutura tecnológica. Este porto ou cais somente encontra participação pública na sua manutenção no pós 25 de Abril de 1974.
Não deixa de ser curioso e irónico que seja um ponto de interesse turístico de alto valor quando a sua origem é tão humilde e sofrida.
Está activo e a funcionar.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.