Ponte fortificada de Ucanha

É uma peça de equipamento urbano medieval para cobrar portagens. Erigida entre os séculos XIV e XV, a passagem do rio Varosa aparentemente substituiu outra do período romano, o que é pena pois revela que a mentalidade seria cobrar a portagem, não multiplicar a passagem.

A torre está bem tratada, porém tudo à volta é desolador, as árvores estão abruptamente cortadas (não substituídas) e a casa que aparentemente seria um moinho e para onde confluem os canais, tem condutas de esgoto salientes.

Será que se classificou o equipamento e se desprezou o entorno natural? Para quando projectos locais de arquitectura paisagística?

Enfim, passa-se por lá mas não se fica, tudo à volta é desolador, vivendas de azulejo por todo o lado e as casas mais antigas – principalmente armazéns – estão em ruínas.

O problema será de certeza mais abrangente do que a nossa percepção – certamente injusta -, porém a impressão que fica é esta, o que é pena.

Deixe um comentário

Bananas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.